domingo, 6 de novembro de 2011

Quem tem amigos vive diferente

Quem tem amigo não sofre. Nas horas ruins, tem psicólogo gratuito, ombro amigo, revolta compartilhada. A companhia está sempre lá, presente, ainda que na distância, ainda que por telefonemas que custam poucos centavos promocionais, ainda que por algumas horas, em um feriado desses, em meio de semana, que custa nada. Para o que não é tão barato, tem apoio financeiro sem os juros que te mantém refém, sem frescuras (a não ser que ele seja tão liso quanto você).

Quem tem amigo, até sofre, mas somente quando é necessário. Sente arder o ego e o mimo, quando tem as verdades jogadas na cara, vomitadas, estapeadas no rosto, como somente os reais amigos podem fazer. Sente a decepção e frustração do outro, a saudade que não é sua, o luto que nem te pertence, mas que dói por comprimir uma alma que nem te diz respeito, mas, de alguma forma, faz parte de você.

Quem tem amigo, mantém o celular ligado, para qualquer emergência ou para eventuais necessidades de resgate, daqueles que somente os amigos mais fiéis são capazes. Também atende as ligações de quem comunica, bêbado, mais um de seus erros e não acha horário melhor para lamentar os próprios passos que às quatro da manhã.

Quem tem amigo, ignora. Coloca panos quentes nos inúmeros defeitos, finge que não vê a incompatibilidade de gênios e trejeitos, se convence que nada houve, apenas para que a briga nem tenha início. Na hora de lembrar, aparece com uma lista, de todos os seus erros, seus desejos, suas reclamações, seus gostos. Eles te lembram de quem você é, mesmo quando isso é justamente o que você preferiria esquecer.

Ter amigos é viver em eterno paradoxo. É brigar com quem se gosta, se sentir sozinho quando não vê (ainda que a certeza de tê-los seja uma forma de certeza da coletividade), é lidar com uma família que você escolhe (ainda que, na maior parte das vezes, o acaso se ocupe de juntá-los). Ter amigos é ser rico, sem se dar conta, sorrir sem motivos, no final de uma noite qualquer, e ter a certeza que, não estando 'aqui' por acaso, temos oportunidades diárias de mudar vidas.

Um comentário:

  1. Que lindoooo, e por sinal estou assintindo friends enlouquecidamente, já estou na 8º temporada e adoro saber que tenho amigos, amigos como você que sei que mesmo distante basta um telefonema e um desabafo que estarás ali pra me escutar e saibas que tb estarei sempre aqui, mesmo distante, nunca vou esquecer você, mesmo que você pense que já esqueci, mesmo que você pense que não me importo eu me importo demais e estou aqui pra dizer que You is my friend and I will never forget you. Beijossss e saudade!

    Ass: Ewelly

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...